Os 7 Pecados do Rei Davi - 4º Pecado

 

Este é um breve estudo em 2 Samuel 11. Uma reflexão sobre algumas escolhas de Davi e suas consequências, e como podemos evitar que essa trama se repita em nossas vidas.

Voltar para o capítulo 3


Após o adultério, Davi tentou se safar, fazendo de tudo para esconder a sua transgressão.


4º PECADO: ESCONDER A TRANSGRESSÃO


O rei Davi, a partir de então, tentou de várias maneiras encobrir seu pecado. Talvez ele pensasse que poderia amenizar ou mesmo escapar das consequências por vir. Porém, o seguinte provérbio é claro:

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” (Provérbios 28.13).


Um abismo chamava outro abismo


Àquela altura da situação, Davi não estava interessado em confessar os seus pecados. Depois do que fez, não estava interessado no arrependimento. Este é um dos estados mais desastrosos a que o pecado submete o ser humano.

Como que anestesiado, Davi não sentia a miséria moral e espiritual em que se encontrava. Então, continuou a errar. Não parava de aprofundar-se em transgressões. Quão terrível era o seu estado!

Em certo sentido, toda aquela situação o obrigava a fazer aquilo, uma vez o pecado passou a exercer controle sobre ele. Dominado pelo pecado, o homem não age pela razão, pois o poder do pecado em sua mente propõe soluções fantasiosas para seus problemas.

Por exemplo, Eva e Adão usaram folhas de figueira para tentar cobrir a vergonha de seu pecado (Gn 3.7), como se isso pudesse ser eficaz para resolver o problema.

No desespero para sair daquela situação complicada em que se meteu, sem perceber, Davi abria portas para situações ainda piores. Foi a tentativa de fugir de seus atos que o levou a cometer outro ainda pior, como veremos adiante.

É importante ressaltar, também, que este pecado está intimamente ligado à mentira e à hipocrisia, uma vez que consiste na tentativa de ocultar uma situação desagradável, encobrindo a verdade. Portanto, tentar esconder nossos pecados é viver uma mentira.


Não esconda seus erros. Confesse!


Um erro jamais será reparado se for escondido. Se você errou, confesse ao Pai Celestial e a alguém de confiança (pode ser uma compainha piedosa). A confissão, além de acalentar a alma, tira o fardo do peso na consciência e alivia algumas consequências.

Porém não basta apenas confessar. Após a confissão, devemos procurar abandonar o erro, pois somente quem confessa e deixa o erro alcança a misericórdia divina (Pv 28.13).


Conclusão


Se você não consegue abandonar algum erro, não desista! Cristo conta com você para lutar contra o mal que o atormenta. Por causa da presença do pecado, que exerce domínio no pecador escravizado, possa ser que você se encontre sem forças ou disposição para se desprender das garras do erro.

Mas com sua mente, coração e consciência, ore a Cristo pedindo a libertação completa dos laços do pecado. Faça isso perseverantemente e sem desistir. Lembre-se que Cristo pode muito bem salvar os que através dEle se chegam a Deus, pois Ele vive sempre para interceder por eles (Hb 7.25). Aleluia!


Ir para o capítulo 5

إرسال تعليق (0)
أحدث أقدم