"É melhor serem dois do que um, pois um ajuda o outro a alcançar o sucesso." (Eclesiastes 4.9 NVT).
Na era Pós Moderna a solidão é um problema que afeta muitas pessoas. Poucos ainda se importam com o "calor humano", amizade e companheirismo.
O problema é muito mais complexo e difícil de dissertar do que possamos imaginar. Portanto, não tenho a pretensão de ser exaustivo neste texto, mas compartilhar um pouco daquilo que está registrado na Bíblia sobre a solidão.
Certamente, tais textos formam a base para um sólido fundamento e cerca de proteção em nossas vidas para estarmos protegidos da solidão.
Estar só não é bom
Mesmo quando tudo ainda era perfeito, quando não havia pecado algum, Deus percebeu que "não é bom que o homem esteja só" (Gn 2.18) e criou a mulher para sua companhia.
Imaginemos então o nível da catástrofe emocional e da angústia que é viver nos dias atuais sem qualquer companhia que valha a pena.
Pandemia mundial, mortes em massa, derrocada econômica, colapso quase total e desespero generalizado são apenas algumas imagens do cenário ao redor.
Muitos de nós não têm estrutura para viver estes momentos sozinhos, sem o afago de um ombro amigo, sem ouvir o doce conselho de um companheiro dizendo: "Calma. Tudo vai ficar bem!"
Mas Deus não está conosco?
Você poderá perguntar: "Mas Deus não está conosco? Por que precisaríamos de mais alguém?" Eu te respondo que o próprio Deus, a inteligência suprema, concluiu que Adão estava "sozinho" no Jardim, mesmo tendo sua indispensável presença (Gn 2.4).
E Cristo, mesmo sendo Deus, sentiu a necessidade de companhia (Mt 26.37,40).
A questão não é que a presença de Deus não seja suficiente, mas que Ele entende nossa necessidade de termos um igual a nós para desabafar e nos sentirmos mais seguros.
Como vimos, a necessidade de companheirismo é própria da condição humana, mesmo antes da Queda.
Se cercando de boas companhias
O sábio pregador de Eclesiastes bem observou: "Se um cair, o outro o ajuda a levantar-se. Mas quem cai sem ter quem o ajude está em sérios apuros" (Ec 4.10).
Não há como vencer todos os desafios da vida sozinhos, por mais "fortes" e espirituais que sejamos. Aliás, se somos, de fato, espirituais, já deveríamos saber disso (1Co 10.12).
Talvez aquele irmão "menos fervoroso na fé" do que você tenha uma palavra ou uma atividade diferente que irá lhe ajudar. Talvez ele só tenha que te chamar para tomar um sorvete e seu coração se rejuvenescerá.
O problema é que, com frequência, "espiritualizamos" demais as coisas em nossa vida e nos tornamos pessoas doentes, antissociais e complexadas. Definitivamente, Deus não está contente com isso.
Conclusão
Aproveite a vida. Tenha o seu tempo devocional de leitura e oração junto ao Pai, mas jamais deixe de cuidar dos outros setores de sua vida.
Tire um tempo para tomar sol num campo verdejante. Quando possível, passeie com amigos. Não deixe de viver, não se isole.
Não, estas coisas não são pecado. Não deveria ser necessário eu lhe dizer isso, mas vou dizer: pecado é você se isolar, se acomodar debaixo da sombra da tristeza e, quem sabe, do risco de uma depressão, enquanto sua mente fica vulnerável às baboseiras de Satanás. Levante-se e viva! Deus quer o melhor para você!
Muito bom!
ردحذف