A grande nuvem de testemunhas de Hebreus



O que é “a grande nuvem de testemunhas” citada em Hebreus 12?

Vejamos o que está escrito em Hebreus 12 verso 1:


Portanto, uma vez que estamos rodeados de tão grande multidão de testemunhas, livremo-nos de todo peso que nos torna vagarosos e do pecado que nos atrapalha, e corramos com perseverança a corrida que foi posta diante de nós.” (NVT).


Clique aqui para assistir o vídeo deste artigo.


Alguns equivocadamente entendem este texto como se referindo às pessoas que nos observam ao redor, isto é, as “pessoas do mundo”, como se fala no popular.

Mas não é às “pessoas do mundo” que Hebreus 12.1 se refere.

A própria palavra “portanto”, que é uma conjunção conclusiva, demonstra que o autor de Hebreus a está usando para concluir um raciocínio expresso anteriormente.

Quando ele fala de grande nuvem de testemunhas, se refere aos heróis da fé descritos no capítulo anterior, que são exemplos para nós e testemunhas de que vale a pena lutar pela fé.

Dentre as pessoas citadas estão Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi e Samuel. Leia o capítulo 11 para ver a lista completa.

Após citar estes heróis, aos quais os cristãos devem seguir seu exemplo de fé, o autor nos encoraja a seguirmos em frente, sem desanimar, deixando todo embaraço e pecado, tendo os olhos fixos no alvo, o Senhor Jesus (12.1-2).


Pesquisa: Conjunções conclusivas. Só Português | www.soportugues.com.br

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem